29 de abr. de 2015

Emma - Resenha

Resenha do livro "Emma"

A minha edição é essa bilingue da Landmark. Ela separa o livro em volumes, como quando Jane o escrevera. Eu o adquiri no ano passado junto com Mansfield Park que ainda não li. E já tinha visto em algum lugar que Emma podia ser considerado Chick-lit.


Eis a Resenha

Emma - Bonita, Rica e sem o que fazer!!!

obs: esta resenha pode conter spoilers.




Tomar conta da vida de outra pessoa é perigoso, principalmente se a vida é de alguém tão suceptivel como Harriet Smith. Eu não sabia que a garota tinha só 17 anos, os filmes não contaram isso. E essa é a primeira vez que leio de verdade o livro. E notei que pequenos detalhes da trama foram omitidos nos filmes e até na série.

Durante a leitura do primeiro volume, achei Emma bem superficial, fato que fora atenuado nas adaptações cinematográficas. Só depois que ela "rachou a testa" com o Sr. Elton, é que ela passou a refletir mais antes de falar, e achei até que ela se arrependeu de ter tentado juntá-lo com Miss Smith.
Smith: nota que qualquer janeite que seja whovian não deixa passar, Smith é o sobrenome que o Doutor usa, ele disse que como é um nome comum as pessoas acreditam nele. E ele foi o nome dado logo a Harriet, que não se sabe de onde procede. Visto que ela fora deixada com Miss Godard e ninguém sabe quem são seus pais.
Adiante, Emma não quer que Harriet case-se com Mr. Martin, mas não se importa em usar a amizade da família dele para consolá-la, já que ela vive tristinha pelos cantos. Por causa você-sabe-de-quem. Peguei essa mania ai do próximo livro que li.
Outra, que as Bates são bem inconvenientes, nota-se. Lendo temos até mesmo a tendência de acelerar só porque sabemos que é a Miss Bates falando. Mas nada disso dá a Emma o direito de tratá-las do modo que trata, as vezes até parecia que sua amizade por elas era fingida e obrigatória. E mais: O que Emma podia ter contra a pobre Jane Fairfax? Ela nem conhecia tanto a moça. Emma em toda sua suntuosidade não devia ter inveja duma pobre órfã que poderia vir a ter um destino cruel. Ok ok, ela não é tão pobrezinha assim, ela é filha dum cavalheiro, que morreu e logo depois sua mãe acompanhou. Mas pra alguém que cresceu entre os Campbells, ter que se tornar governanta... É bem cruel. Isso somado ao segredo que ela estava guardando, não é de admirar que ela estivesse doente, coitada.
Mudando o foco para o Mr. Churchill, ele podia ter medido corretamente as atenções dele para com Emma, não teria feito os outros pensarem que ele estava interessado nela e pouparia arrependimentos posteriores.
Mais um parágrafo e juro que termino gente!
Foi só eu, ou vocês também sentiram grande agonia quando Emma descobriu que Harriet estava interessada no Mr. Knightley e achava que havia a remota possibilidade de ele retribuir??? Sei que ela achava que não o merecia,  porque ele é um cara tipo: tão bom e decidido e altamente casável, não esquecendo cavalheiro e rico! E o melhor: ele a amava desde que que ela tinha 12 anos.
Mas então gente, já deu né?  Um bom apanhado do livro, até demais...

Espero que tenham gostado. Bejinhuxx



4 comentários:

  1. Ainda não lio livro , mas assitir o filme, é apaixonante !
    Primeiro blog que me interresso. Muitissimo interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Fico muito Feliz que gostastes do Blog. Me esforço em fazer um blogue de Janeite para Janeite.... Aceito sugestões!!!!

      Excluir
  2. Esse acessorios vem junto com o olivro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vem não flor. São apenas decorações minhas para uma foto mais atraente!!! O colar de coração é um relicário que comprei num site da china. já fiz um post sobre aqui no blog. e o marcador foi eu que fiz para a page do blog que tenho no facebook.

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo