29 de jun. de 2015

POR QUE OS HOMENS NÃO GOSTAM DE JANE AUSTEN?

Porque os homens tem um certo preconceito em ler Jane Austen?


Semana passada, meu noivo e eu estivemos em um casamento. Na minha mesa, estavam outros casais e, de repente, o assunto chegou em...Jane Austen!
Nós, mulheres, logo nos ajeitamos na cadeira e começamos a conversar empolgadas sobre o assunto. Foi então que o namorado de uma amiga falou:
- Eu odeio Jane Austen! A Fulana (*) me fez ver todos os filmes dela.
Ao que a Fulana retrucou:
- Mentira! Você nem viu os filmes! Você dormiu neles!
Gargalhada geral na mesa.
Esse episódio não é um caso isolado. É uma verdade universal que as mulheres são muito mais fãs da Jane do que os homens.
Mas a maioria dos homens que dizem detestar Jane Austen nunca leram um livro dela! Como, então, eles podem afirmar algo assim?
Há anos venho pensando sobre o assunto e a conclusão a que chego é que os homens não gostam da autora inglesa por um destes motivos: 1) ou porque não a conhecem; 2) ou porque não têm maturidade suficiente para captar a genialidade da Jane Austen.

Vejamos esses motivos:

Motivo 1: Não conhecem a Jane Austen.

Tive alguns amigos que diziam odiar essa escritora por ela ser “de mulherzinha” (sic). Alguns até viram os filmes, e desistiram de ir atrás dos livros. Mas uns 2% desses amigos, sendo bons leitores, acabaram se rendendo e começaram lendo Orgulho e Preconceito. Resultado: não digo que eles amaram o livro, mas eles gostaram! Um deles, certa vez, até me disse que estava gostando muito e que se divertia horrores quando a história mostrava a Mrs. Bennet!
Esse é o motivo pelo qual eu sempre digo a um homem quando ele diz não gostar de Jane Austen:
- Ah, mas você tem que ler Orgulho e Preconceito! É tão engraçado! É bem mais irônico que o filme. Você vai gostar...
Só digo isso e, depois, deixo que o destino dê conta do recado. Se o rapaz for atrás do livro, sei que há grandes chances de ele refazer seu conceito com relação à escritora.

Motivo 2: Não têm maturidade para captar a genialidade da Jane Austen.

Um dia falei isso para uma colega na frente do namorado dela. A namorada riu, mas o cara engoliu em seco e ficou um pouco sem graça. Depois eu me arrependi de ter dito dessa forma, pois ele deve ter me achado muito esnobe. Mas não é bem assim...
É que, ao longo desses anos de fã clube da Jane Austen, percebi que grandes escritores homens foram fãs dela também. Mas suas declarações de amor a ela vieram, coincidentemente ou não, quando eles já eram mais “vividos”. Querem um exemplo? O escritor C.S. Lewis, em seu artigo Três maneiras de escrever para crianças, disse: “Hoje em dia, já não gosto somente de contos de fadas, mas também de Tólstoi, Jane Austen e Trollope, e chamo isso de crescimento”. (grifos meus)
Um outro exemplo masculino de que gosto bastante é o William Deresiewicz. Ele escreveu um dos melhores livros que já li sobre a Jane Austen (e também sobre a vida!). É o Aprendi com Jane Austen – Como seis romances me ensinaram sobre amor, amizade e as coisas que realmente importam.
Esse livro é demais porque o autor conta como ele foi obrigado a ler a “escritora de mulherzinha” contra a sua vontade e acabou, não só se apaixonando por ela, como também tirando lições valiosas para a vida. Aliás, o capítulo sobre Orgulho e Preconceito, ele o chamou de: “Amadurecer”.
Então, eu entendo que um homem não goste de Jane Austen por causa dos filmes. Esses, convenhamos, são mais romantizados mesmo. Mas, no momento em que o sexo masculino deixa o orgulho e o preconceito de lado, e lê um livro da romancista, é inevitável o reconhecimento de que seus livros são bons. A não ser que ele ainda seja muito imaturo. (**)

Até segunda-feira que vem!
Yours faithfully,
Rebeca Miscow
(blog: Desanuviando)

(*) Nome fictício, para preservar a identidade da pessoa.

(**) Nenhum homem vai me tacar pedra aqui, né?! Se você é homem e está lendo este artigo, tenho certeza de que é um homem muito amadurecido.


12 comentários:

  1. Olá Rebeca,

    É uma verdade que homens não gostam de Jane Austen....até hoje nunca encontrei um haha ! E sim, essa falta de "maturidade" de achar que é apenas romance, porque só assistiram suas adaptação (oque eu não acho ruim já que adoro romance) mas Jane trás muito mais em seus livros. Todos eles abrangem a sociedade britânica e o convívio das pessoas daquela época, além de sempre abrir o discurso sobre a posição da mulher e seus deveres na sociedade. Jane é brilhante e cada vez que leio seus livros acredito que ela fez mais do que escrever romances para entreter as jovens damas na época. Adoro-a muito. E digo que os homens deveriam dar um chance em ler seus livros e ver que sempre os livros são melhores que os filmes e series ;) Adorei sua postagem e o blog :D

    Abraços,
    Di

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Di! Acho que Jane Austen é a leitura mais gostosa que há. Faz bem para o espírito. O homem que percebe isso, sai ganhando.
      Abraços!

      Excluir
    2. Já Faz mas de um ano e acredito que a senhorita/Senhora Di já deve ter conhecido um homem que goste de austen, se não, prazer Handerson. E sim Excelente post Rebeca, não vejo necessidade de tirar nem por nada, muito bem feito e enxuto. Parabéns.

      Excluir
    3. Handerson, de fato depois desse post da Rebeca alguns homens se manifestaram na page Amantes de Jane Austen, e com certeza Di deve ter conhecido algum. Fico Feliz em saber que conhece Jane Austen e Gosta da Obra dela. Agradeço imenso sua visita por aqui!

      Excluir
  2. A maioria dos meus amigos quando eu digo que gosto de Jane Austen falam que é coisa de "mulherzinha", mas tbm acho que é falta de amadurecimento. Eu tento levar eles pro mundo da Jane Austen através de Orgulho e Preconceito, consegui levar 1 pra esse mundo e ele até comprou o livro pra dar uma lidinha (ou mais).. kkkk Eu forço o pessoal a ver Orgulho e Preconceito comigo, acho que já sei até as falas do filme decoradas. E com certeza meu namorado vai ter que gostar da Jane Austen, pois sempre estou revendo os filmes, séries...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliomara, eu só comecei a namorar o meu atual noivo quando ele começou a ler Orgulho e PReconceito. Até hoje ele não me revelou se leu o livro até o final ou não. Mas, de qqer maneira, ele sempre elogia a Jane Austen. Isso conta a favor, né?! rsrs

      Excluir
  3. eu estava conversando com meu professor de geografia sobre classicos ne ai falei da jane e ele ja fez cara de cu e falou que nao gostava, concordo com tudo no post e adorei os pontos que vc colocou
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Adorei o post!
    A maioria dos homens não gostam pq simplesmente não leem, acham que é de mulherzinha e esnobam logo de cara. Estou tentando faze meu namorado ler mas ele é um dos que esnobam, ele diz que é só romance... ainda farei ele mudar de ideia.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  5. Fico tão chateada quando alguém que não conhece e nunca leio nada de um autor diz que o odeia, é uma comentário tão vazio. E infelizmente muitos homens ainda tem essa mente fechada para "coisas de mulherzinha", Tomara que num futuro eles parecem com essa ideia e saibam desfrutar histórias tão boas como as da Jane.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só quando eles amadurecerem mesmo...rsrs
      Bjos!

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo