13 de jul. de 2015

MINHAS "PRIMEIRAS IMPRESSÕES" DE JANE AUSTEN

First Impressions - Primeiras Impressões
Muitos devem saber que o primeiro título do livro Orgulho e Preconceito foi “Primeiras Impressões”. Acabou mudando e ficando como o conhecemos - e eu até gosto que tenha mudado -, mas o título original nos dá o que pensar, ainda mais quando lembramos que toda a história se desenrola por causa de primeiras impressões equivocadas.

Com os livros da Jane Austen, eu também tive as minhas primeiras impressões positivas e negativas. Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão, eu amei de primeira. São os meus livros favoritos! Já Emma, Mansfield Park e A Abadia de Northanger, confesso que não tive boa impressão no primeiro contato. Mas o mundo dá voltas, e eu voltei a ler os seis livros. Continuo amando aqueles três primeiros e sei que essa admiração não morre mais. No entanto, com relação aos outros três, algo mudou...

Emma, eu reli logo depois de ter lido O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, então, quem conhece esse livro deve entender que, depois de ter passado uma temporada com os perturbados da Catherine e do Heathcliff, estava desesperada por ler futilidade. Foi então que a mocinha Emma, a fútil mais querida da literatura, veio me socorrer, com suas brincadeiras de cupido. Ah! Como passei a gostar do livro Emma! Percebi a sabedoria que existia na protagonista: a capacidade de, depois de ter feito umas burradinhas por aí, ser capaz de reconhecer os seus erros e os corrigir. Comportamento bem diferente do da Catherine, de O Morro dos Ventos Uivantes. Mudei minha primeira impressão com relação ao livro Emma. Hoje em dia, ai de quem falar mal dele pra mim!

De todos os livros, Mansfield Park era o de que menos gostava. Mas uma amiga querida me disse que esse era um de seus livros favoritos, pois ela gostava da protagonista, Fanny Price. Isso ficou na minha cabeça e, então, tentei reler Mansfield com os olhos dessa amiga. Não é que passei a gostar? E o mais interessante: antes achava Fanny Price insossa, mas, hoje, admiro o caráter firme que ela apresentou durante toda a história. Se ela não fosse do que jeito que é, muito provavelmente teria se dado mal.

A Abadia de Northanger. Não era o de que menos gostava. Hoje é. Mas só porque Mansfield Park subiu uma posição. Porém, o fato de ocupar o último lugar na minha lista de preferências, não significa que eu não goste dele. Pelo contrário: se não gostasse, nem o mencionaria na lista. É só porque me pareceu chato quando o li pela primeira vez. Na segunda vez, achei um pouco menos chato. Na terceira, comecei a gostar... (Aliás, se fosse tão chato assim, não teria lido mais de uma vez, né?!).

http://www.themorgan.org/collection/drawings/285797



Para mim, isso mostra como Jane Austen é especial. E se tem uma lição que aprendi com essa nobre romancista é: dê uma segunda chance para suas primeiras impressões!

Até segunda-feira que vem!

Yours faithfully,
Rebeca Miscow
(do blog: Desanuviando)

p.s.: E você: quais foram suas primeiras impressões com cada livro da Jane Austen?

Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


2 comentários:

  1. Ah, que bacana.
    A leitura vai mais de momento também. Faz um tempo que comecei a ler Orgulho e preconceito (primeiro que leio da autora) mas simplesmente não estava no clima, então esperei um pouco. Semana passada voltei e consegui mergulhar. Simplesmente amei e já quero ler os outros :)

    Jess
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Jess! E que bom que vc conseguiu mergulhar em O e P, pois ele é apaixonante! :-)
      Bjos,
      Rebeca

      Excluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo