28 de ago. de 2015

Tom Jones: Romance Realista

Henry Fielding

Ele foi um romancista inglês conhecido por seu humor vulgar e sua intrepidez satírica, e por criar o romance Tom Jones.
Além de suas conquistas literárias, ele teve um importante papel na história da aplicação da lei, tendo fundado (com seu meio-irmão John) o que alguns denominam o primeiro corpo policial da cidade de Londres, os Bow Street Runners, usando sua autoridade como magistrado. Sua irmã mais nova, Sarah, também se tornou uma escritora de sucesso.

No ano de 1846, Henry Fielding publica Tom Jones, romance que apresenta um menino enjeitado que é recolhido por um fidalgo. Ao crescer, Tom Jones torna-se um típico malandro, um rapaz de bom coração e índole, mas sem nenhum juízo. O jovem, ao deixar sua família, passa a percorrer as estradas inglesas em companhia de um barbeiro pernóstico, ora procurando e ora fugindo de sua amada Sofia. Fielding constrói um extraordinário painel dos costumes da época e cria uma infindável galeria de tipos pitorescos e representativos da sociedade inglesa daquele tempo.
Henry Fielding procura em Tom Jones representar tipos, ausentando de suas personagens o que possam ter de singular e estritamente individual (VASCONCELLOS, 2002, p. 97).

Até Mais, pessoal
Bruna Araújo

Este texto foi enviado por E-mail



Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo