22 de dez. de 2015

JANE AUSTEN E SEU CONTEXTO HISTÓRICO - TCC da Dani Carvalho - Parte 3






2 JANE AUSTEN E SEU CONTEXTO HISTÓRICO

Jane Austen se tornou um dos maiores nomes da literatura inglesa.  Neste ano de 2015, se comemora 240 anos do seu nascimento. Alguns a consideram a tataravó da comédia romântica. Ela viveu na era chamada Georgiana (1714-1830), consequentemente os britânicos desse período são chamados Georgianos. A sociedade inglesa naquela época era marcada de guerras Napoleônicas. Também houve a revolução industrial e econômica. Essa época também é considerada o auge do Romantismo.
Jane é considerada revolucionária, para o seu tempo, por causa do jeito que escreveu seus romances. Ela retratava conflitos das classes sociais. A ironia está sempre presente em suas obras. A sociedade provinciana inglesa do século XVIII era sempre retratada.
Ela criticava a educação que era dada a mulher naquele tempo. Esse trecho colocado abaixo é uma conversa entre a personagem Elizabeth Bennet e Caroline Bingley. Elas discutem sobre a educação dada as mulheres:

Ah! Certamente – exclamou seu fiel assistente – nenhuma mulher pode ser considerada prendada se não superar em muito o que se costuma fazer. Deve ter um conhecimento profundo da música, do canto, do desenho, da dança e dos idiomas modernos para merece a qualificação; e, além de tudo isso, deve possuir algo no modo de ser e na maneira de caminhar, no tom de voz, no trato e nas expressões, para que a palavra não seja merecida senão em parte. (Orgulho e Preconceito- Jane Austen- página 43- capítulo 8)

Depois disso, Lizzie fala que duvida da existência de uma mulher com todos esses atributos.
Jane dá a seus personagens femininos, uma voz! Numa época em que tudo era feito por homens, e a mulher não tinha muito valor, ela dá o valor devido a seus personagens femininos. Ela acreditava que o casamento deveria ser por amor, o que em sua época era algo raro. Em uma das suas cartas a sua irmã Cassandra, ela diz:
“Acredito que todos possuem o direito de se casar por amor uma vez na vida, se tiverem a oportunidade” (extraído do livro: Jane Austen –Uma vida revelada- página 81-capítulo 4- autora: Catherine Reef)
Seus personagens eram fortes e inteligentes. E esse é um dos motivos que suas obras conquistam pessoas ao redor do mundo. Porque suas obras atravessam o tempo. Continuam falando e falando. Ela consegue transformar pessoas comuns em um tipo de herói.
Algumas pessoas acreditam que Jane Austen criava seus personagens de pessoas que ela conhecia porque eram tão reais, que acreditavam que realmente seus personagens tivessem vida, e consequentemente foram colocados em páginas. Seus personagens possuíam individualidade, personalidade, temperamento.
Jane afirmava que o seu desejo era criar e não reproduzir nada. Podemos ver isso em uma das suas afirmações:
“Além do mais, acrescentou, eu tenho muito orgulho dos meus cavalheiros para  admitir que eles fossem apenas o Mr A ou o Coronel B.” (livro uma memória de Jane Austen – autor James Edward Austen- Leigh- página 158- capítulo 10)
Jane tinha um interesse muito grande em cada personagem que criava. Ela tinha um carinho muito grande por seus personagens Mr. Darcy e Elizabeth, do romance Orgulho e Preconceito.
Ao criar Emma, ela mesma declarou:
“Criarei uma heroína de quem ninguém além de mim gostará.”
(livro Uma Memória de Jane Austen – autor James Edward Austen- Leigh- página 159- capítulo 10)

O leitor ao se deparar com as obras de Jane Austen, consegue ter prazer na leitura. Ela usava seus personagens para refletir o que ela pensava.
Proxima Parte:



Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


2 comentários:

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo