9 de abr. de 2017

Jane Austen era feminista? A resposta está em suas histórias

***


Jane Austen era feminista? A resposta está em suas histórias

Traduzido do Inglês Por Jéssica Santos

Link do post em Inglês: Aqui


Quando me perguntaram se eu gostaria de participar do Projeto Austen - um dos seis escritores modernos atualizando cada um dos seis romances de Austen - eu não tinha a intenção de explorar a questão do feminismo de Austen ou a falta dela, muito menos escrever um Romance feminista, embora eu esteja bastante certo de que é o que eu acabei fazendo.

Sim, a Vindicação dos Direitos da Mulher de Mary Wollstonecraft foi publicada em 1792, quase 20 anos antes do primeiro romance de Jane Austen, mas quando discutimos o feminismo hoje, estamos nos referindo a algo muito mais moderno, então a questão do feminismo da escritora soa um pouco ridícula. No entanto, quando comecei a escrever minha versão de Orgulho e Preconceito, definida em 2013, que eu finalmente foi intitulado Elegível, começou a se sentir inevitável e importante que as mulheres teriam mais agência e por isso, mais divertido.


Em Orgulho e Preconceito a pressão para se casar é um fato. Você pode até dizer que é uma verdade universalmente reconhecida. Embora a primeira frase que é famosa de Jane Austen descreva um homem, claramente a pressão era mais forte para as mulheres. Afinal, para a maioria das mulheres do século 19, o bem-estar financeiro que estava intimamente ligado ao seu bem-estar em geral, se não fosse sinônimo dele  confiava em se casar bem. A própria escritora nunca se casou (apesar de uma proposta que ela aceitou antes de desistir um dia depois) é tratada como um fato notável que parece ser a exceção que prova a regra.

Enquanto escrevia, refleti sobre o que mudará desde a publicação de 1813 do Orgulho e Preconceito . A pressão social para se casar continua a existir. Pelo menos entre as classes médias americanas: se você chegar à minha idade, 40 anos, e você não estiver emparelhado, as pessoas se perguntam por que, e algumas possuem a impudência de perguntar. (Eu casei com 32 anos, embora eu namorei sem sucesso o suficiente para que eu possa facilmente imaginar um universo paralelo no qual eu nunca teria conhecido a pessoa certa). E o casamento ainda confere benefícios financeiros quando se trata de impostos, saúde e imobiliário. No entanto, em 2016 casamento se sente opcional, não obrigatório. Certamente todos nós sabemos coisas cujas fabulosas vidas são mais propensos a inspirar a inveja do que pena.

Como um romancista, eu queria ilustrar que não há mais apenas uma versão de "felizes para sempre". Uma mulher pode se casar com um homem e ter filhos com ele. Ela também pode se casar com uma mulher ou ninguém, e ela pode evitar ou abraçar a maternidade, independentemente do seu status romântico.

Jane de Austen e Lizzie Bennet estão em seus 20 anos adiantados; Eu os envelheci aos seus 30 anos atrasados. Embora ambas as minhas irmãs Bennet tenham assumido que se casariam, elas estão menos ansiosas do que quando eram mais novas. Jane está olhando para ter um filho sozinha, enquanto Lizzy está em um relacionamento que ela sabe que é improvável que leve a qualquer momento  para o altar. Os puristas de Austen talvez ficassem aliviados ao saber que minha Sra. Bennet permanece tão obcecada com o matrimônio.

Outra mudança que fiz foi sentida tanto feminista como orgânica foi para Lizzy
iniciar o aspecto físico de seu relacionamento com Sr. Darcy. E naturalmente tem um aspecto físico. Você sabe de todos os pares modernos, fora das religiões estritas ou dos casamentos arranjados, que começam acoplados sem consumir primeiramente? Quando eles correm um para o outro enquanto jogging, Lizzy é quem sugere o "sexo de ódio", que não é tão provocativo como parece fora de contexto. Sem estragar qualquer coisa por ficar muito específico, também tomei a decisão de não permitir que todas as propostas de casamento no romance venham dos homens.

Em Orgulho e Preconceito a tia rica de Darcy, Lady Catherine de Bourgh, tenta frustrar o romance entre Lizzy e Darcy, em parte porque ela espera que Darcy se case com sua própria filha e em parte porque ela vê Lizzy como indigna de seu sobrinho. Minha "Kathy" de Bourgh não é um parente de Darcy, nem é um impedimento a Darcy e a relação de "Lizzy". Ao contrário, ela é um ícone feminista, uma garota de 80 anos que Lizzy, jornalista, entrevista para uma revista. É seu aconchegante conselho sobre amor e casamento que ajuda a esclarecer a visão de Lizzy para com o homem que, para sua surpresa, declarou sua afeição.

O fato de que o feminismo é agora na moda é uma das grandes surpresas  e delícias da minha vida. Aos meus 15 anos fundei um grupo feminista na minha escola, e foi um pouco um desastre, como, francamente, eu estava na época. A idéia do grupo era trazer a atenção e discutir questões de imparidade de gênero no mundo mais amplo e na minha escola, que anteriormente era todo homem, pensar em uma instituição como "Eton-like" como qualquer coisa na América recebe. Ironicamente, minhas habilidades de liderança eram tão carentes que eu tenho certeza que eu danifiquei a causa. Me preocupava por alienar as pessoas, especialmente os meninos, o que não me impedia de ser antagônico nas conversas, mesmo quando a timidez tornava difícil para mim ficar na frente da escola para anunciar as próximas reuniões ou eventos.

Mas eu não nasci para ser um ativista. Na verdade, um testemunho de minha fidelidade ao ofício da ficção sobre o ativismo é que quando escrevo, sempre escolho fazer o que acredito estar ao serviço da história, o que a tornará mais real e viva, mais engraçada ou mais divertida. Desolador ou suculento, sobre o que fará um ponto político. Usar tramas e personagens como veículos para as próprias crenças seria escrever propaganda. Inventar uma história real, viva, engraçada, dolorosa e suculenta significa retratar as pessoas e as situações em que se encontram tão complicadas e ambíguas. É raro que seu comportamento é obviamente certo ou errado.

Em dois romances diferentes eu retratado abortos de maneiras que me fizeram saber se os leitores iria me adivinhar ser anti-escolha (na verdade, eu sou pró-escolha). E repetidamente eu escrevi sobre personagens que são profundamente falhos e muito o oposto de modelos de papel.

Acredito que Jane Austen fez o mesmo, que é uma das razões pelas quais amamos seus livros. E é um sinal da riqueza e elasticidade de seu trabalho que inspira tantas derivações tão variadas em tom. Onde eu vi a oportunidade de explorar gênero, outros exploraram zumbis ou, como em O Diario de Lizzie Bennet, vloggers.
Jane Austen era feminista? A resposta está em suas histórias

Uma pergunta ainda mais sarcástica e especulativa do que saber se Austen era uma feminista é o que ela pensaria de qualquer dessas derivações. A beleza dos romances dessa escritora reside em parte na sua opacidade inteligente e na irredutibilidade complexa. Eu pessoalmente gostaria de imaginar a Austen trocando seu vestido cintura império e capota para um "Isto é o que parece uma feminista". Mas, no final, devemos deixar que seus romances falem  por si mesmos.


Curtis Sittenfeild

Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Um comentário:

  1. Nenhum comentário ! Se Jane Austen realmente fosse feminista , morreria de desgosto ao ver o nível das feministas atuais , são incapazes de lês um gibi ...Que dirá a história e origem do legítimo feminismo ,galgado em direitos e leis legítimas... Em fim !

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo