25 de dez. de 2015

JANE AUSTEN E SUA PERSONALIDADE - TCC da Dani Carvalho - Parte 4




3 JANE AUSTEN E SUA PERSONALIDADE


Jane possuía um grande senso de humor. Ela era irônica.  Conseguia retratar sua sociedade de uma forma única. Suas obras não eram vulgares. Sua situação e ambiente em que vivia serviram de contexto para todas as suas obras. Todos conseguiam ler suas obras, tanto as classes baixas quanto as altas. O único retrato que conhecemos de Jane Austen foi feito por sua irmã Cassandra, e este retrato se encontra na Galeria Nacional de Arte em Londres. Jane Austen amava dançar. Segundo seu sobrinho, James Edward Austen - Leigh, Jane Austen era alta, esbelta e atraente. Tinha passos firmes e leves. Era uma pessoa animada.
Era morena clara, com bochechas redondas. Sua boca e nariz eram pequenos, mas bonitos e bem feitos. Seus olhos eram cor de avelã e seu cabelo era castanho e formavam cachos. Jane possuía um charme próprio. Ela amava música. Possuía uma linda voz. Quando era jovem estudou piano. Lia em francês sem dificuldade e sabia um pouco de italiano. Podemos dizer também que Jane era uma pessoa muito humilde, pois nunca buscou os aplausos. Era também uma cristã fiel. Jane realizava tarefas domésticas e sempre cultivava o carinho e a afeição da sua família. Tinha um temperamento muito doce. Era uma pessoa muito grata àqueles que de alguma maneira a ajudava. Jane era adorada pelas crianças. Seus sobrinhos a amavam.
Segue abaixo um trecho de uma carta de Jane para sua sobrinha Cassandra, que era filha de Charles Austen:
MINHA QUERIDA CASSY,
Eu desejo a você um feliz ano novo. Seus seis primos vieram aqui ontem e cada um ganhou um pedaço de bolo. É o aniversário da pequena Cassy e ela tem três anos. Frank iniciou a apreender Latim nós alimentamos o Robin toda manhã. Sally pergunta sempre de você. Sally Benham tem um novo vestido verde. Harriet Knight vem todo dia ler para Tia Cassandra. Adeus minha querida Cassy.
Tia Cassandra envia todo seu amor e todos nós também.
Sua afeiçoada Tia, JANE AUSTEN
Chawton: jan, 8.
Esse trecho de uma das cartas de Jane, só vem para nos provar o quanto ela era uma tia amável e querida. Ela era a preferida entre as crianças. E adorava contar longas histórias para seus sobrinhos. Jane possuía um talento nato com crianças. Depois de sua morte, um sobrinho alegou que suas visitas a Chawton eram decepcionantes para ele. Além de possuir um talento com crianças, Jane também costurava muito bem. Passava horas costurando, suas conversas muitas vezes eram sobre roupas. Jane era ótima em aconselhar, entreter, confortar quem estava triste, cuidar de quem estava doente. Era uma conselheira sábia. Jane e sua irmã Cassandra nunca se casaram, mas viveram suas vidas para seus queridos familiares.
Quem não se espelhará em uma pessoa assim? Como poderia essa vida não ser admirada até os dias de hoje? Como poderia não inspirar a muitos?
Impossível! Jane foi, é e sempre será lembrada como a querida Jane. Não tem como uma pessoa com uma personalidade tão amável, não conquistar as pessoas. Sempre será assim ao nos depararmos com as obras de Jane: lendo e se apaixonando... Um ciclo sem fim...

Próxima Parte:
4 JANE, SUAS OBRAS E ADAPTAÇÕES 


Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo