8 de nov. de 2015

Chá das Cinco: A Inglaterra e outras bandas por Jane Austen (where's where) Parte 1


caneca


Hello everyone!Did you Miss me? hehe Espero que sim. Pois bem, aqui estamos nós, bem no meio do chá! Pegue mais uma bolacha e vamos lá!

Como já disse, o chá das cinco sempre trás cinco (sério?) informações bacanudas sobre Jane e o Reino Unido. Hoje, vou falar dos dois! heheh


O chá das cinco de hoje é a primeira parte de uma série que falará de nada mais nada menos do que os locais - fictícios ou reais - da obra Orgulho e Preconceito e foi baseado neste post da sociedade Jane Austen da América do Norte.

5) Hertfordshire

Lembrando que 'shire' significa condado, Hertfordshire é um condado localizado no sul da Inglaterra. Possui várias alusões literárias, como a casa de campo de Jack Worting, personagem de Oscar Wilde, a locação de Mr. Jarndyce (A casa desolada/ Bleak House) de Charles Dickens e a inspiração para George Orwell em seu livro Fazenda Animal. Mas vamos ao que interessa! heheh Segundo a wikipédia inglesa, "o romance de Jane Austen, Orgulho e Preconceito é primariamente passado em Hertfordshire". O lugar real serviu de inspiração para os locais de viagem de Mr. Collins, Longbourn (casa dos Bennet), Netherfield park (casa dos Bingley), Lucas Lodge (casa dos Lucas) e a vila de Merryton, onde o regimento militar permanece por um tempo. Informações dadas por Lydia Bennet. heheh

Saiba mais sobre Hertfordshire!

4)Cambridgeshire e Oxfordshire

Arrisco a dizer que estes são alguns dos condados mais famosos da Inglaterra devido a suas universidades. Cambridgeshire se localiza no leste e Oxfordshire no sudeste inglês. Uma curiosidade que envolve Jane Austen e estes condados é que justamente por possuírem grandes universidades, estudiosos e consequentemente livros de análises de obras literárias. De Jane é que não podiam faltar, não é?  Na história de Austen, são utilizadas as cidades reais que nomeiam os condados.

Saiba mais sobre Cambridgeshire e Oxfordshire!

3) Middlesex e Sussex

Os dois condados possuem origens saxãs (saxões do meio e saxões do sul), por isso são considerados históricos e foram criados desde a chamada "velha Inglaterra" the good and old England! Estão localizados no sul da Inglaterra e só são separados por Kent e Surrey. No livro, são utilizados locais reais, como Eastbourne, Barnet, Londres e Brigton, local do acampamento militar temporário onde Lydia vai parar, bem longe de casa, não acham? hehhee

Saiba mais sobre Middlesex e Sussex!

2) Warwickshire

Se localiza no centro da Inglaterra e é conhecido como o local de nascimento de Willian Shakespeare. Em Orgulho e Preconceito, aparece nos locais reais de Birmingham, Kenilworth e Warnick, visitados por Elizabeth e seus tios, os Gardiner.

Saiba mais sobre Warwickshire!

1) Kent

Está localizado no sudeste da Inglaterra e também é um dos condados mais famosos. Literariamente existe essa palavra? heheh falando, serviu de inspiração para vários escritores, como Charles Dickens e a própria Jane Austen. Ela usou Westerham e Ramsgate, este último, local onde a irmã de Mr. Darcy passou o verão. Próximos a Westerham estão Rosings (casa de Lady Catherine) e Hunsford (casa de Mr. Collins).

Saiba mais sobre Kent!

Colher de açúcar) Derbyshire

Como um bom chá que se preze tem ingredientes especiais, aqui vai mais um! E olha que ingrediente! ehheh Acharam que eu ia me esquecer de Derbyshire? Pois bem, ele é localizado no meio-leste da Inglaterra e é conhecido pelas belas paisagens rurais. Mas, nos meios literários é bastante conhecido por abrigar Pemberley. As alusões literárias ainda são muitas: Sir Walter Scott, Tom Stoppard, D.H. Lawrence, George Eliot, Georgette Heyers e vários outros! Ufa! "No romance Orgulho e Preconceito de Jane Austen, Pemberley - o lar de Fitzwillian Darcy - é situado em Derbyshire." A wikipedia inglesa não mente! Chatsworth house - a real mesmo! - foi utilizada na adaptação da obra de 2005 representando Pemberley, entretanto no livro Lizzie a visitou antes de conhecer a casa. Ainda no livro são citadas as vilas de Lambton (casa dos Gardiner) e Kympton (onde Wickham seria clérigo).

Saiba mais sobre Derbyshire!

Mapa:
Fonte: http://jasna.org/info/maps.html (Jane Austen Sociedade da América do Norte) Thanks folks!

Claro que há mais alusões e lugares em Orgulho e Preconceito, e que estes citados acima também aparecem em outros livros, mas aí é que está a graça!  Isto tudo torna a viagem da leitura ainda melhor e mais detalhada! E aí, vamos viajar pela Inglaterra?

So, this is it everyone! Gostaram! Ansiosos para a parte dois com mais um livro? By the way, qual livro vocês querem ver depois? Saudades das resenhas? 

Todas as informações não assinaladas foram também retiradas e traduzidas por mim do blog incrível Pemberley. 

Não entendeu nada ou ainda não leu Orgulho e Preconceito? Dá uma olhadinha aqui! 

Até a próxima e espero que tenham gostado!








Digite seu Email e Fique por Dentro de Tudo que Acontece Aqui, Posts, Promoções e Sorteios:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são sempre bem vindos.
Marque a opção Notifique-me para receber a resposta ao Comentário.
Se quiser que eu responda por email, não se esqueça de deixá-lo aqui.
Se encontra algum erro no blog por favor nos avise!
O Comentário estará Disponível Após Moderação.

Quer deixar seu link? Use essa Dica

Topo